Cães e gatos que comem uma ração balanceada e de boa qualidade não tem necessidade de comer qualquer tipo de fruta, entretanto sabemos que quase em todas as casas a fruta é dada como forma de petiscos ao animal.
O ideal é oferecer frutas com bastante água e pouco açúcar como, por exemplo melão, melancia, maçã e pêra. A banana, manga e caqui também podem ser oferecidas sem problemas, porém como são mais calóricas, devem ser evitadas a animais com tendência a obesidade. Certifique-se que retirou a casca ou as sementes antes de oferecer a fruta ao animal. As frutas como pêssego, manga e ameixas são perigosas, pois, geralmente, são pequenas e o animal a engole com caroço. Quando isso ocorre, os cuidados veterinários são fundamentais para retirar estes caroços e evitar maiores complicações (obstrução, perfuração ou lesões ulcerativas no trato gasto intestinal) para o animal.
Desde filhotes os animais podem comer fruta, entretanto este tipo de petisco se oferecido em grande quantidade pode tirar a fome do animal ou até mesmo ele não querer comer mais a ração que está sendo oferecida. Para animais mais velhinhos, dê preferência à frutas mais macias ou até mesmo ofereça a fruta cozida para facilitar a sua ingestão.
Porém, existem frutas que não podem e são proibidas para os animais, pois são tóxicas e pode trazer grave problemas de saúde ao seu animal. Essas são a carambola, abacate, uvas e uvas passas, essas podem causar sérios problemas renais ou gastrointestinais.
As frutas cítricas e ácidas como laranjas, abacaxi, morango e kiwi são seguras, porém podem desencadear gastrite em animais predispostos ou com algum problema digestivo, por conta da acidez destas opções.
O que devemos entender é que nada deve ser oferecido em grande quantidade e caso você dê alguma fruta ao seu animal e ele passar mal, deve-se procurar atendimento veterinário.
Disponível em: http://petcare.com.br/blog/animal-pode-comer-frutas/